principais jogos,Informações do jogo,jogos mais recentes

Tomb Raider e as inúmeras faces de Lara Croft

22 03
autor:admins|Classificação:notícias de jogos|Rótulo:aventura Ação

A dubladora também reconhece que, na visão de diferentes jogadores, cada nova Lara pode ser a versão com a qual eles mais se conectam. "Algumas pessoas começaram a jogar com o segundo jogo, outras tiveram contato com a franquia através da narrativa mais cinematográfica da Camilla Luddington. Por conta disso, para esse pessoal, minha Lara não é a versão que eles mais associam à personagem."

Tomb Raider

No entanto, sem a caracterização inicial feita pela Core Design e Shelley, a franquia e suas várias encarnações talvez não existissem hoje. Mesmo com todas as mudanças, a personagem continua sendo Lara Croft, uma protagonista derivada da mesma figura que foi catapultada ao estrelato. 


Se você já era nascido nos anos 90, você conhece Lara Croft. Shelley até relembrou como a popularidade da personagem era tão onipresente a ponto de ela mesma ter certeza de que suas carreiras como apresentadora de TV e dubladora iriam, eventualmente, colidir — o que realmente aconteceu quando participou do segmento carinhosamente nomeado "Room Raider" (Saqueadora de Cômodos) de um programa de TV infantil de renovação de casas para a Trouble TV.

 

Tomb Raider

Trilogia remasterizada


Por mais que os tempos tenham mudado e os jogos tenham avançado para muito além dos passos incertos e primitivos que Tomb Raider e outros títulos deram com a tecnologia 3D na década de 90, existe um charme inegável que circunda essa era dos videogames, e ele ressoa tanto com as pessoas que vivenciaram a época quanto com alguns jovens das novas gerações, que acabam ficando curiosos e passam a querer vivenciar o que já existia antes de nascerem.


No entanto, tornar esses títulos acessíveis para todos os tipos de públicos e, ao mesmo tempo, manter o estilo clássico que fará os jogadores antigos sentirem nostalgia não é algo fácil de se fazer. A equipe da Aspyr, que ficou encarregada da remasterização dos três primeiros jogos Tomb Raider da nova geração, adotou uma abordagem que simplificou o jogo para os iniciantes, mas manteve as peculiaridades que são cruciais para a experiência dos fãs de carteirinha da franquia.

Tomb Raider

"Um dos objetivos principais [do nosso processo de tomada de decisão] foi preservar a magia enquanto consertamos certos empecilhos", explicou Chris Bashaar, diretor de produto da Aspyr. "No caso de Tomb Raider I-III Remastered, queríamos encontrar uma forma de modernizar os gráficos e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas pudessem escolher entre os controles originais que seguem a linha de visão da personagem e os controles novos. Tiramos inspiração das eras Legend, Anniversary e Underworld de Tomb Raider para criar os controles atualizados e a sensação que eles passam quando Lara se move: o analógico direito tem o controle total da câmera, e a personagem segue a direção em que a câmera estiver posicionada."

Tomb Raider

Quem preferir os controles originais inerentes à experiência clássica poderá usá-los, e quem estiver mais acostumado ao sistema de analógicos duplos também poderá usar essa opção mais moderna para se ater a uma experiência mais familiar. Uma abordagem parecida com essa foi adotada em relação à aparência do jogo, que foi "remasterizada com técnicas modernas, mas sem deixar a intenção original de lado", segundo as explicações de Chris. 


"Trabalhamos lado a lado com a Crystal Dynamics para adicionar efeitos de luz tanto estáticos quanto em tempo real, além de novos modelos, ambientes e inimigos. Todas as alterações foram baseadas em comparações diretas feitas lado a lado com o original para que combinassem com a percepção inicial de cada recurso. Também mantivemos a mesma geometria dos jogos antigos para garantir que a essência de Tomb Raider não seria comprometida pelas melhorias que estávamos fazendo na arte."

Tomb Raider

Graças a esses esforços, essa experiência clássica que muitos consideravam inacessível (seja por problemas de compatibilidade com hardwares modernos ou pelos controles originais desajeitados) agora ficará disponível para toda uma nova geração. Os jogos da trilogia original de Tomb Raider não são só experiências capazes de manter seu status como aventuras interessantes mesmo nos dias de hoje — eles são fragmentos da história da cultura pop que precisam ser preservados e lembrados. O mundo dos jogos (ou, na verdade, da cultura pop em geral) não seria o mesmo sem as inúmeras faces de Lara Croft.


"A Disney fez um documentário recentemente sobre tudo o que rolou nos anos 90, e eles queriam me entrevistar para um episódio chamado 'Girl Power' para falar sobre a Lara", comentou Shelley enquanto terminávamos nossa conversa. "Queriam me entrevistar, mas sabe quem mais eles entrevistaram? As Spice Girls! Isso foi muito incrível e mostra todo o impacto que a Lara teve, além de evidenciar que ela significa algo."

Tomb Raider

"Isso é muito legal, não acha? Ver tudo o que a Lara fez tantos anos depois."


Navegar76 Comente0
return
Table of contents
return
primeira página
Terror analógico que desorienta chega ao Dead by Daylight Para marcar o Dia dos Namorados, com os desenvolvedores de Bugsnax sobre beijos esquisitos e amor

Comente